Responsabilidade
Sócio Ambiental,
saiba mais...

A Ortho Bio Pharma, preocupa-se, com o meio ambiente, clientes e colaboradores;

sendo assim, realizamos programas e procedimentos adequados para que nossa responsabilidade sócio ambiental alcance os requisitos de uma empresa sustentável.

Para isto, utilizamos serviços terceirizados de instituições qualificadas e adotamos equipamentos modernos para os seguintes serviços:

 

 

CODIV-19

Diante desta pandemia, nossos colaboradores estão todos paramentados e orientados de como proceder diante deste vírus, para que tenham suas vidas preservadas. A Ortho Bio Pharma, além de oferecer todos os equipamentos de proteção, disponibiliza aos colaboradores álcool gel e medicamentos para manter a imunidade em alta.

Em nossas lojas, seguimos todas as orientações do ministério da saúde para que nossos clientes sejam bem atendidos, com placas informativas em nossas instalações, mantendo a segurança a saúde. Sendo assim, disponibilizamos álcool em gel e orientamos sobre o distanciamento social e o uso de máscaras.

 

PPRA e PCMSO

A empresa IACI – Medicina, Engenharia e Segurança no Trabalho,  é responsável por nossos programas PPRA e PCMSO, o qual garantem a segurança dos colaboradores.

Conforme a Norma Regulamentadora deve ser implantado o PCMSO – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – NR 7 que irá determinar os exames, a que o trabalhador deverá se submeter para que seja monitorada sua saúde e garantir a nossa instituição que não estamos expondo os colaboradores a condições que comprometam sua saúde. O controle é executado através dos exames admissionais, retorno ao trabalho, mudança de função, periódicos e exames demissionais.

Através do reconhecimento dos Riscos Ocupacionais existentes no ambiente de trabalho, a IACI propõe medidas que eliminam ou neutralizam a exposição do trabalhador aos riscos existentes. Essas medidas são adotadas com a implementação do PPRA – Programa de Prevenção dos Riscos Ambientais – NR 9, que reconhece a existência ou não de agentes FÍSICOS – QUÍMICOS e BIOLÓGICOS.

 

PGRS / PGRSS - Recolhimento de resíduos farmacêuticos

Gestão do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) e elaboração, revisão e implantação do Plano de Gerenciamento de Serviço de Saúde (PGRSS). A BIOTRANS AMBIENTAL, realiza semanalmente, o recolhimento de resíduos farmacêuticos, inclusive de medicamentos vencidos, dando o destino correto ao descarte dos mesmos, colaborando com o meio ambiente.

São utilizados veículos especiais para carga geral fracionado. A coleta dos resíduos perigosos fracionados é realizada através de um roteiro pré-estabelecido, coletando no ponto da geração, transportando até o armazenamento temporário, quando pertinente.

Todos os resíduos gerenciados pela BIOTRANS são destinados as Plataformas de Tratamento de propriedade da SILCON, objetivando a rastreabilidade dos resíduos, através do destino certo para cada característica do mesmo. Após o descarte final, emite o Certificado de Destinação.

 

OSMOSE REVERSA e FILTRO CENTRAL D’AGUA

Por se tratar de um serviço que afeta diretamente a qualidade de vida das pessoas, diversas normas são criadas através de portarias da ANVISA. Elas regulam o funcionamento de farmácias de manipulação, uma delas é a obrigatoriedade de contar com um sistema próprio de filtragem de água.

A osmose reversa é capaz de remover até 99% dos sais dissolvidos (íons), partículas, coloides, orgânicos e bactérias da água de alimentação. Com este equipamento moderno, a Ortho Bio Pharma garante a qualidade da manipulação de medicamentos e reduz o consumo de água.

Anualmente a empresa REDRAU ACQUA FILTROS, realiza as trocas dos componentes filtrantes de nosso filtro central d´água. Este serviço é realizado para manter a qualidade de nossa água utilizada para a manipulação de medicamentos.

Filtro central garante água filtrada em todos os pontos de consumo. Muito mais benefícios que um filtro de água comum, menos manutenção e mais eficácia e qualidade na filtração da água.

 

ANÁLISE  DE ÁGUA e INSUMOS FARMACÊUTICOS

Periodicamente a ANALYSE CONTROL (Laboratório de Controle de Qualidade), realiza análises de nossa água e insumos farmacêuticos, garantindo a qualidade de nossos medicamentos. Ao final de cada análise, nos enviam os laudos e certificações.

QUALIFICAÇÃO DE FORNECEDORES

Todos os nossos fornecedores são qualificados anualmente, o que nos garante a qualidade dos insumos farmacêuticos, embalagens e toda linha de produtos acabados de loja.

 

HOMOGEINIZAÇÃO E PESO MÉDIO (Controle de qualidade)

A homogeneização é um processo que combina várias substâncias para produzir uma mistura uniforme consistente. A homogeneização é usada principalmente com componentes que não são solúveis um no outro, que são pouco miscíveis ou completamente imiscíveis. Geralmente, os sólidos podem ser homogeneizados através da agitação. Isto permite que nossos medicamentos, estejam com um desvio padrão comparado a indústria. E este desvio é medido através do peso médio, técnica que realiza o cálculo e grava o desvio padrão e o coeficiente de variação, emitindo o laudo para anexar a ordem de produção. A grande vantagem de utilizar esse processo é que além de certificar o preenchimento uniforme, o sistema avalia se o peso médio das cápsulas é compatível com a fórmula. Ou seja, o sistema não aprovará o peso médio se, por exemplo, não foi pesada uma substância da fórmula, mesmo que o peso das cápsulas esteja dentro da variação permitida.

 

DESINSETIZAÇÃO, DESRATIZAÇÃO e LIMPEZA CAIXA D´AGUA

A empresa Lavatec, trimestralmente realiza em nossas unidades, a desinsetização e a desratização, além de semestralmente realizar a limpeza das caixas d´água.

© 2020 - OrthoBiopharma (Farmácia de Manipulação) / Todos os direitos reservados.